quarta-feira, 15 de maio de 2013

DIA DO COMBATE A INFECÇÃO HOSPITALAR

No dia 15 de Maio, comemora-se o dia do Combate a Infecção Hospitalar. Qualquer pessoa que internar-se em ambiente hospitalar para tratamento médico e também o profissional de saúde que trabalha neste ambiente corre o risco de adquirir uma infecção hospitalar. No caso do paciente, pode se manifestar ainda no ambiente hospitalar ou mesmo após a alta.

A prevenção é a principal forma de combate à infecção hospitalar. O cuidado com a saúde e o simples ato da higienização das mãos é essencial para manter a saúde em dia. Nesta quarta-feira (15), comemora-se o Dia do Combate à Infecção Hospitalar, criado para alertar sobre o perigo das superbactérias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as infecções hospitalares atingem aproximadamente 14% dos pacientes internados no Brasil, podendo chegar a 100 mil mortes por ano. Para a OMS, somente a higienização adequada das mãos, entre o atendimento de um paciente e outro, e antes da realização de qualquer procedimento invasivo seria capaz de reduzir em 70% os casos de infecção.

A higienização das mãos é a medida mais eficaz no controle da infecção hospitalar e deve ser incorporada por todos, em casa, no trabalho ou mesmo na rua. “O ideal é usar álcool em gel sempre que chegar da rua, antes de se alimentar, depois de usar o banheiro entre outros”, afirma. É importante ter sempre um frasco de álcool em gel na bolsa, pois nem sempre é fácil encontrar uma pia para lavar as mãos, por exemplo, se for fazer uma refeição na rua. Nessas circunstâncias, ter o álcool em gel resolve a questão. Com pequenas atitudes durante o dia, principalmente atitudes dos profissionais da saúde que estão diretamente ligados ao ambiente hospitalar, podemos reverter a situação.


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário